Animes e Mangás

Por que o sucesso de Katsuki Bakugo?

Um dos mangás mais vendidos do Japão, Boku no Hero Academia, trouxe personagens de todos os tipos, dos mais excêntricos aos mais calmos. Focados em como se tornar um herói e ainda ter que lidar com o drama da adolescência, o mangá traz um personagem em particular, Katsuki Bakugo, com personalidade explosiva e pouco cativante, vem se tornando um sucesso entre os leitores, mas por que de tanto sucesso?

Declarado rival direto de Deku (Izuku Midoriya), um dos protagonistas mais importantes da série, ele vê Deku como um obstáculo, principalmente ao ver seu rival ter destaque na U.A, e só depois de muito tempo entender que ele é o portador do One For All, passado pelo seu ídolo, All Might, e não entender o porque de Midoriya ser merecedor desse poder.

Bakugo traz uma personalidade forte e muitas vezes inconsequente apesar de muito talentoso, que influencia muito em suas lutas, sempre trazendo o máximo nas suas batalhas, ocasionando algumas vezes as melhores lutas da obra. Mas essa arrogância influenciou no Exame de Licença Provisória de Herói Profissional, onde foi reprovado por só pensar em si. Desse ponto, Bakugo não é uma pessoa que faça amigos e aliados fácil, tendo um ponto fraco para interação com outros personagens.

Mas podemos ver que ele começa a amadurecer depois da luta de All Might e All For One, onde ele se sente o culpado por seu ídolo, All Might, ter perdido o restante de suas forças e aparecer na sua forma normal para a população. Conseguimos ver o amadurecimento do personagem no decorrer dos capítulos mais recentes, onde ele começa a interagir melhor com a sua turma e ter a consciência de tomar atitudes para o bem coletivo. Mas o que ele sempre tinha na cabeça era que poderia fazer tudo e não ter nenhuma consequência, onde o mundo mostrou que não é bem assim.

Mas por que ele é um sucesso? Como toda boa trama, apesar de ação, precisamos de drama e isso observamos bastante na história de Bakugo. Apesar de ser inconsequente, ele traz na bagagem várias derrotas de lutas e derrotas pessoais. Ele começa a se perceber querendo sempre se superar e derrotar todos os vilões e ser o melhor herói. E podemos ver que talvez comece a sua redenção/evolução na obra. Como quando ele precisou lidar com as crianças no arco da recuperação ao lado de Todoroki, Camie e Yoarashi.

 

Você pode não entender o sucesso que Bakugo faz entre os japoneses, mas podemos falar que seja pela autocobrança que eles possuem entre si e seu senso de competitividade, e algumas vezes as pessoas possam se identificar com determinadas ações do personagem.

Deixe seu comentário

Tags

Fei Ting

Budista, espírita, católica, pisciana ao avesso, supersticiosa, amante da gastronomia e publicitária por acidente.

Relacionados