Videos

A Morte em One Piece

PRIMEIRÍSSIMO Ohara Demons aqui no All Blue! Essa sessão, exclusiva do site, constará de análises textuais sobre diversos aspectos de One Piece! E claro, feitas por um grupo seleto – os demônios de Ohara ;)) Espero que curtam as ideias apresentadas por eles e que o debate role solto!

Esse post contém SPOILERS para quem só acompanha o Anime!! Estejam avisados!

A Morte em One Piece
por Guilherme Rinco

Porque mortes em uma história são importantes?

11127921_845321568874680_1204646123_n

Comecei esse texto com a pergunta acima e pretendo fazer uma reflexão sobre o tema antes de respondê-la.

Morte, em One Piece, é um tema muito delicado. A princípio, mestre Oda tinha, na obra, uma “regra” de que personagens só morriam em flashbacks. Isso foi válido até a guerra de Mariejoa, onde tivemos as mortes de Ace e Barba Branca. Dois personagens de grande importância pra história tiveram seus momentos finais no tempo presente, algo inédito até então no mangá. Porém, ambos morreram na dita guerra, um arco de grandiosidade e escala incomparável com as aventuras do Chapéu de Palha, já que envolve os maiores poderes do mundo ao mesmo tempo. Portanto, apesar dessas mortes estabelecerem um precedente, não concretizaram efetivamente muita coisa.
Chegou então o time-skip, a reunião do bando após dois anos de separação e a entrada no novo mundo. Gostaria de relembrar uma frase dita pelo Zoro para o Luffy, lá em Punk Hazard (capítulo 678) “Não podemos baixar as nossas guardas, ou seremos todos mortos.” … “O novo mundo começa aqui!”. O novo mundo, como dito pelo Zoro nessa frase e reforçado várias vezes por diversos personagens durante o decorrer da primeira metade da Grand Line, é um lugar perigoso em que a morte é um destino comum de muitos.

Fazendo uma pausa pra voltar na pergunta inicial. Porque mortes são importantes?

11092544_845321655541338_1217329455_n

Em primeiro lugar, quando personagens morrem em alguma obra, isso passa a te dar a sensação de que ninguém está seguro. Um momento de tensão é realmente um momento de tensão. Por mais que, no final das contas, ninguém acabe morrendo, você fica muito mais apreensivo sabendo que a possibilidade é real do que quando você sabe que ninguém morre naquela obra. Eu garanto que eu fico tenso sempre que um personagem passa aperto em Game of Thrones. Já quando alguém morria em Dragon Ball Z, eu nem piscava, pois a obra havia estabelecido que mortes não eram permanentes, tirando todo o impacto que elas provocavam.

Em segundo lugar, a morte faz parte do ciclo da vida. Uma parte ruim, claro, mas ainda uma parte. Ainda mais em um mundo de pirataria, embates e poderes como é One Piece e, principalmente, no novo mundo (ou pelo menos deveria ser, de acordo com o que ele foi descrito pra nós durante toda a obra).

O que nos leva de volta a Punk Hazard. Nessa saga tivemos mais duas mortes. Vergo e Monet. Duas mortes de vilões, personagens que haviam aparecido pouco tempo antes e, consequentemente, foram mortes de pouco impacto. Passando um pouco até o momento presente da história, chegamos ao capítulo mais recente do mangá. Trafalgar Law, já sem um braço há algum tempo, depois de tomar dois ou três tiros a queima roupa, ser espancado por DoFlamingo e gastar sua energia (que o próprio admitiu que era pouca) em diversas Rooms, Gamma Knife, Counter Shock e Takt Sterben. Com isso em mente, vamos para outra pergunta:

Quão importante é a morte de Trafalgar Law para a história?

11106310_845321695541334_70872917_n

Vou deixar que cada um pondere isso por si mesmo, mas a minha resposta pra essa pergunta é essa:
Muito importante.
A morte de Law vai concretizar a premissa aberta na guerra de Mariejoa: Personagens importantes podem e vão morrer. O novo mundo vai se tornar um lugar muito mais assustador, tanto pra nós leitores quanto para o bando do Chapéu de Palha, do que era a primeira metade da Grand Line. Ficaremos muito mais apreensivos quando personagens estiverem em perigo e iremos comemorar ainda mais quando eles saírem das encrencas. Law é um personagem de importância significativa pra que a premissa aberta por Ace e Barba Branca seja concretizada. Além disso tudo, imagino que seria muito conto-de-fadas o Law sobreviver a tudo isso que vem acontecendo com ele nos últimos capítulos.

Essa é apenas a minha resposta. Em mais algumas semanas, descobriremos a resposta do Oda. E ai, qual é a sua resposta?

Guilherme Rinco

10404255_796117713795066_777567453778374921_n

Fã confesso do Sanji, das piadas do Brooke e do humor negro da Robin. Grande admirador de One Piece que acredita que o humor é sempre a melhor saída pra qualquer situação. Já leu incontáveis outros mangás e tem entre seus favoritos, junto com OP, Samurai X, Shaman King, Negima e YuYu Hakusho.

Deixe seu comentário

Tags

Relacionados