Animes e MangásSpoiler

Autor de Boku no Hero Academia causa polêmica por nomear indevidamente um vilão da série

Polêmica na Weekly Shounen Jump! No capítulo 259 de Boku no Hero Academia, o mais recente da série de Kohei Horikoshi, o personagem “Dr. Daruma Ujiko“, que já era conhecido pelos leitores do mangá, finalmente teve seu verdadeiro nome apresentado: “Murata Shiga“. Acontece que esse nome pegou muito mal entre os leitores japoneses, por envolver diretamente um termo histórico relacionado com um dos piores crimes de guerra praticado pelos japoneses.

““Maruta (丸太)” é um termo usado para se referir às vítimas de experimentos bioquímicos realizados pelo Japão na época da Segunda Guerra Mundial. Pessoas coletadas da própria população eram levadas a um lugar chamado Unidade 731 e chamadas de “maruta” (丸太). Lá passavam por testes letais e depois tinham seus corpos descartados através de incineração. O experimento é considerado um dos crimes de guerra cometidos pelo Japão. Como deu para perceber, os kanjis usados para formar o nome do vilão Maruta são os mesmos das vítimas dos experimentos no Japão, ou seja, a decisão de Horikoshi de nomear seu personagem médico é, no mínimo, infeliz.” [Via mais de oito mil]

Não somente o autor de Boku no Hero Academia, Kohei Horikoshi, manifestou-se sobre o caso, mas a própria Shounen Jump também emitiu uma nota sobre o ocorrido. O nome do personagem será modificado nos volumes físicos. Confira:

“Muitos apontaram que o nome do personagem ‘Shiga Maruta’ no capítulo de Jump desta semana trouxe lembranças de atos realizados no passado. Eu não pretendia que esse nome fosse associado como tal. Levo esse assunto muito a sério e vou mudar o nome.”

“apontaram que no capítulo mais recente de My Hero Academia o personagem ‘Maruta’ tinha um nome que lembrava ‘fatos históricos passados’. Não havia intenção por trás da nomeação do autor ou do departamento editorial. No entanto, como não é nossa intenção sobrepor trabalho com fatos históricos não relacionados, após consulta ao autor, decidimos mudar o nome quando os capítulos forem compilados em volumes futuros.”

Tradução de ambos Tweets por Otakupt.

Deixe seu comentário

Tags

Ana Laura Marcon

Estudante de Medicina Veterinária na UFRGS, escritora dos spoilers semanais e criadora de conteúdo por diversão. Amante de mangás, principalmente Saint Seiya, One Piece, Boku no Hero Academia, Haikyuu e The Promised Neverland. #AllBlue400K

Relacionados